Agora falarei um pouco da grande e rica história do Borussia Dortmund!
O Borussia Dortmund surgiu na cidade alemã de Dortmund em 1909. Na época, um grupo de jogadores estava insatisfeito com os padres da comunidade religiosa em que praticavam o futebol. Assim, resolveram fundar uma nova agremiação que lhes agradasse. A escolha do nome Borussia (Prússia em latim) foi feita pela proximidade com a região homônima.
No início de sua história, o time vestiu as cores azul, vermelho e preto. Somente em 1913 os dirigentes adotaram o atual uniforme amarelo e preto. Enquanto isso, em campo, o clube não conseguia muitos resultados de peso no futebol regional. A situação ficou ainda pior no fim da década de 1920.
Com a quebra da bolsa de Nova York em 1929 e a crise financeira mundial, o Borussia se viu mal economicamente, e precisou da generosidade dos mais abastados da cidade para manter-se funcionando. O panorama apenas piorou na década de 1930, quando o regime nazista tomou conta da Alemanha.
Por não se juntarem ao partido de Adolf Hitler, os dirigentes do Borussia foram afastados e, posteriormente, fuzilados. Nesse período, porém, cresceu a rivalidade com o maior rival do clube até hoje. O Schalke 04, que vivia grande momento, se tornou o principal adversário, e vitórias em competições regionais são lembradas desde então.
Essa rivalidade, inclusive, é considerada a maior da Alemanha.Borussia e Schalke movimentam as duas maiores torcidas, fato que é explicado pelo número de habitantes da região de Westfalia, conhecida pelas suas indústrias.
Em 1947, por exemplo, o Borussia conseguiu seu primeiro título da Westfalia, vencendo o Schalke 04 na decisão por 3 a 2. Aquela equipe é conhecida como “lendária”.
Os sucessos fizeram do Borussia uma das referências para o futebol nacional. Em 1954 teve seu primeiro jogador disputando uma final de Copa do Mundo, na Suíça, pela campeã Alemanha. Foi o goleiro Heinrich Kwiatkowski o autor do feito.
Anos depois, suas primeiras conquistas importantes. Conseguiu, em 1956 e 1957, o título de campeão alemão, ao vencer, na sequência, Karlsruhe e Hamburgo, respectivamente. Assim, pela primeira vez em sua história, participou de uma competição europeia, a Recopa.
Em 1963, ainda conseguiu mais um título nacional. Foi o último da “era amadora” do país. Isso porque, logo na temporada seguinte, foi criada a Bundesliga, que organiza e dá nome ao Campeonato Alemão até hoje. Dois anos depois, o Borussia venceu pela primeira vez a Copa da Alemanha.
A maior glória daquele período, porém, viria apenas na temporada 1965/66. Naquele ano, o clube se tornou o primeiro alemão a vencer um torneio continental. Foi a Recopa, conquistada após final com o Liverpool, em Glasgow, na Escócia.
O desmanche daquela equipe vitoriosa, no entanto, afundou o Borussia em uma das piores crises de sua história. Em 1971/72, com problemas financeiros, o clube foi rebaixado à segunda divisão, de onde voltaria apenas em 1976. À época, o único alento foi a construção do Westfalenstadium, que até hoje é um dos palcos mais importantes do país.
Em campo, conseguiu outro título apenas no fim dos anos 1980. Em 1989, venceu mais uma vez a Copa da Alemanha, ao derrotar o Werder Bremen na final por 4 a 1.
Mas as mudanças positivas mais significativas só viriam mesmo na década de 1990, com a chegada do treinador Ottmar Hitzfeld. Logo em 1990/91, ele levou o time ao 2º lugar do Campeonato Alemão. Dois anos depois, mais uma segunda colocação, mas da Copa da UEFA, com derrota para a Juventus.
A revanche viria em 1996/97, na melhor temporada do Borussia em sua história. Depois de grande campanha, a equipe venceu a rival italiana na final da Liga dos Campeões. No fim do ano, ainda seria campeã mundial ao bater o Cruzeiro. Antes disso, o time já tinha alcançado sucesso em nível nacional. Em 1994/95 e 1995/96, o Borussia conseguiu o bi do Campeonato Alemão.
A boa fase não duraria muito. Até o fim do século 20, o time não repetiu o sucesso e caiu de produção. Teve um novo bom momento em 2001/02. Naquela temporada, com os brasileiros Amoroso e Éwerthon, o Borussia conseguiu mais um título nacional.
Em 2010/2011 sagrou-se campeão do Campeonato Alemão, este foi o sétimo título alemão da história do clube de Dortmund, que apresentou uma brilhante campanha durante todo o campeonato.
Na temporada seguinte Klopp seguiu sua fórmula de sucesso e garantiu o bicampeonato alemão,com um time jovem e com muita qualidade.
Já na temporada 2012/2013 o Borussia conseguiu voltar a final da Champions League mas acabou perdendo o título para o rival Bayern Munchen por 2 a 1 em Wembley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário